ORIGEM DAS ESPÉCIES - CHARLES DARWIN


Em 24 de novembro de 1859, o cientista inglês Charles Robert Darwin lançou o livro A Origem das Espécies, onde apresentava questões relacionadas à gênese, ao desenvolvimento da vida. Nele, rejeitou o princípio de fixidez das espécies, aderindo à noção de variação gradual dos seres vivos graças ao acúmulo de modificações pequenas, sucessivas e favoráveis e não por modificações extraordinárias, surgidas repentinamente.

Foi nessa obra que Darwin apresentou o núcleo de sua concepção evolutiva - a seleção natural ou a persistência do mais capaz. Além disso, fazia parte das idéias de Darwin, ainda que mal esboçada no Origem, a incorporação do ser humano no reino animal.

Tal foi o grande impacto de suas teorias em sua época que a primeira edição da Origem, com tiragem de mil duzentos e cinquenta exemplares, esgotou-se no primeiro dia. O Darwinismo apresentado por Charles Darwin e Wallace - naturalista inglês, evolucionista, geógrafo, antropólogo, crítico social e teorista, e que foi também co-inventor da teoria da Seleção Natural e a base do desenvolvimento da biogeografia - na sua obra “Origem das Espécies” propõe, baseados em Malthus, que as populações crescem mais rapidamente que as suas fontes de alimento, o que conduz a uma luta pela existência na qual cada indivíduo fará uso das diferenças individuais herdadas dos seus ancestrais; os mais aptos sobrevivem num processo de seleção natural e, como meios diferentes selecionarão indivíduos diferentes, isto originará novas espécies.

As idéias de Darwin logo encontraram fortes oponentes, desde muitos cientistas - que viam na teoria a incapacidade para explicar a origem das variações entre espécies e indivíduos de uma espécie - até líderes religiosos, pois as idéias de Darwin iam contra quaisquer concepções da origem da vida segundo os preceitos teológicos vigentes.

O problema da não aceitação da teoria darwiniana por parte de cientistas obrigou Darwin a utilizar-se das idéias de Lamarck quanto à adaptação ao meio. Sua teoria, no entanto, passaria a ser aceita pelo meio científico apenas no século XX, depois das descobertas de Mendel acerca da transmissão hereditária de caracteres. Somente em 1997 a teoria recebeu anuência do representante máximo da Igreja Católica, o Papa João Paulo II. A teoria de Darwin revolucionou definitivamente o modo como o mundo científico e o homem de maneira geral compreendem a existência da vida no planeta.

Fontes:Biomania.com.br
Revista Ciência On Line
Marcobueno.net

Leitor do Ciências Biológicas Downloads pode dar uma conferida no livro, que disponibilizo pra download, lembrando que os links para baixar o livro foram encontrados na própria internet, e servem apenas para conhecimento do material, se quiserem adquirir o livro deixo um link para uma livraria, então segue o arquivo pra download.

Livraria Saraiva


Título: A origem das espécies

Autor: Charles Darwin

Idioma: Português

Formato: PDF

Número de Páginas: 493

Tamanho do arquivo: 3 MB






3 comentários:

wasp@work 23 de dezembro de 2011 às 14:19  

primeira edição online (a primeira edição é a única que tem a argumentação completa, ao contrário da sexta, que é comumente traduzida):
http://www.gutenberg.org/ebooks/1228

Anônimo,  28 de abril de 2013 às 11:41  

o link não baixa tem outro

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes Recentes

  ©Template by Giovany Pauluk da Silva

TOPO