6 MITOS ALIMENTARES

Você se obriga a tomar 8 copos de água por dia e sempre prefere comer carne de frango à de porco? É daqueles que enchem a cara sem pensar no amanhã? Gasta horrores com comida que nem curte muito só porque tem propriedades afrodisíacas? Então é bom que leia a nossa lista, porque você foi enganado!




Afrodisíacos funcionam
Amendoim, ovo de codorna, pimenta, ostras… Se você costuma investir nesses alimentos achando que têm poderes afrodisíacos, esqueça. É verdade que a pimenta, por exemplo, aumenta a pulsação e induz ao suor, produzindo uma sensação parecida com a da excitação sexual. Mas isso é bem diferente de provocá-la. Os pesquisadores garantem: afrodisíacos não existem. Mas podem funcionar como um placebo. Quer dizer, se você realmente acredita que comer ostra ou pimenta fará com que tenha um desempenho sexual melhor, isso pode acontecer mesmo.

Bebidas alcoólicas não matam por overdose
Ao contrário do mito, consumir uma quantidade de álcool maior do que a que seu corpo consegue metabolizar pode ser fatal. A substância age sobre o sistema nervoso central e desliga áreas cerebrais responsáveis pelo controle da consciência, respiração e batimentos cardíacos, levando ao coma e à morte. A intoxicação depende de fatores individuais, como massa corporal e grau de tolerância à bebida. O estado do fígado também conta: um órgão já avariado sofre mais as conseqüências do álcool. Então, se você é daqueles que bebe sem pensar no amanhã, é bom se ligar nos sinais que seu corpo dá.

O estômago encolhe quando comemos menos
Pensemos: se fosse fácil assim, o estômago de pessoas em coma praticamente desapareceria e ninguém passaria pela complicada cirurgia de redução de estômago. O órgão pode, sim, aumentar quando exageramos, mas diminuir, jamais. O que pode acontecer quando você radicaliza na dieta é seu estômago ficar condicionado a se satisfazer com menos, reduzindo a produção de grelina, hormônio liberado quando o estômago está vazio que faz você sentir fome.

Você deve tomar 8 copos de água por dia
Esse mito é fruto de um baita mal-entendido. De fato, o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA revelou, em 1945, que o consumo diário adequado de água para adultos era de 2,5 litros (o equivalente a 8 copos). Mas a maioria das pessoas ignorou a afirmação que veio depois: “A maior parte dessa quantidade está contida em alimentos preparados”. Então, se você costumava enfiar goela abaixo os 8 copos de água mesmo sem gostar muito, relaxe. Alimentos como tomate, pepino, chuchu e melancia têm 95% de sua composição em água. Chá, leite, sucos e até café também devem entrar na contagem. Além disso, os 2 litros e meio não são uma regra universal. Tudo depende da saúde de cada pessoa e da temperatura do lugar em que ela vive.

Carne de frango é mais saudável que carne de porco
Não necessariamente. O xis da questão aqui é a forma de preparo. Uma sobrecoxa de frango assada com pele tem 3 vezes mais gordura que um lombo assado; um filé de frango grelhado sem pele tem menos gordura saturada (a que eleva o colesterol ruim), mas o lombinho tem mais ácidos graxos insaturados, além de ser fonte de vitaminas, ferro, potássio e zinco. Se você quer ser saudável, o ideal é evitar frituras e tirar a pele da carne – tanto de frango quanto de porco.

Latas abertas devem ser guardadas na geladeira
O problema das latas não é guardá-las na geladeira, mas manter o resto do alimento dentro delas. Depois de aberta, a lata vai perdendo o verniz interno que protege o conteúdo dos metais tóxicos que constituem a embalagem, podendo provocar intoxicação alimentar. Assim, o ideal é, depois de abrir aquela lata de leite condensado, tirar o produto de dentro e colocar em um pote de vidro ou cerâmica e, aí sim, guardar na geladeira ou em outro lugar. E lembrando: se estiver amassada, o melhor é nem abrir. Pelo mesmo motivo.

Ana Carolina Prado - Revista Superinteressante

2 comentários:

Prof.: JOSÉ CARLOS 19 de fevereiro de 2011 04:59  

Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir.
Obs: Também virei seu seguidor.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/

Anônimo,  29 de abril de 2011 18:48  

Assim como o Prof José Carlos, eu também vim conhecer e gostei muito do conteúdo.
Obrigado por disponibilizar informações tão gostosas de se ler.
Parabéns Abraços.

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes Recentes

  ©Template by Giovany Pauluk da Silva

TOPO